Cada criança tem seu tempo. Será?
Me falaram que meu filho está atrasado no desenvolvimento, mas toda criança tem seu tempo. Será?
Ouvimos muito que cada criança tem seu tempo e isso é uma meia verdade.
O desenvolvimento infantil possui alguns marcos que não referência para que a gente possa acompanhar e entender o crescimento. Então, em cada período de tempo é esperado certo desenvolvimento da criança. Ai sim, cada criança tem seu tempo, mas dentro desse período para que ela atinja os marcos do desenvolvimento infantil.
Quando você fica martelando a crença de que cada criança tem seu tempo, você perde a oportunidade de intervir precocemente para que ela desenvolva bem. Não estou dizendo para correr com diagnóstico não, mas sim com uma intervenção.
E isso fica mais fácil quando a gente conhece esse marcos do desenvolvimento infantil porque compreendemos que o desenvolvimento acontece aos poucos. Por exemplo para aprender a falar, antes a criança aprende a emitir sons, balbuciar, começa com palavras simples, pequenas frases. Percebe como é gradativo? Se percebemos antes que está com algum atraso já podemos intervir para que seu desenvolvimento não seja prejudicado.
Alguns sinais de alerta são: bebês mais molinhos que não firmam o corpo, que não responde a interação com a mãe, que não sorriem ou acompanham o contato visual. Internações, problemas de saúde no começo da vida também contribuem. Mas para saber realmente se está ou não dentro do desenvolvimento esperado eu estou aqui acompanhando com você cada passo do crescimento do seu maior tesouro.
Saiba mais: