top of page
Foto do escritorJoice Gonçalves

É normal ter ansiedade?

O que um terreno escuro e uma avaliação no trabalho tem em comum?


Imagine que você está andando pela rua e o lugar tem um terreno com resto de construção e escuro. De repente, você ouve um barulho vindo de lá e não faz ideia do que seja. O que seu cérebro entende é que precisa tirar você de lá o mais rápido possível.

Agora, pense em outra situação: Você está no trabalho e durante o expediente seu chefe diz que vai avaliar os funcionários daqui a duas semanas, e você se prepara ao longo dos dias até o dia dessa avaliação.

Pensando nessas duas experiências, o que você percebe que há em comum?

E eu te dou uma dica, é a mesma coisa que te fez sair de perto do terreno que te fez se preparar para a avaliação.


Estrelinha pra quem respondeu ANSIEDADE.

A ansiedade é uma emoção que tem uma função importante na nossa vida: ela é um sinal de alerta que prepara seu corpo para o que pode acontecer no futuro. Então, SIM, é normal sentir ansiedade.

E agora você deve estar se perguntando porque falamos de Transtornos de Ansiedade? Por que usamos remédios e fazemos terapia pra melhorar isso?

A verdade é que, apesar de uma emoção natural (e importante), a ansiedade pode aumentar muito seus níveis a ponto de causar sérios problemas. Nessas situações, a ansiedade causa medo e faz com que a pessoa passe a fugir de situações que fazem sentir essa emoção. E não importa se é um perigo real (como uma cobra querendo te atacar) ou se é um perigo imaginário, a pessoa começa a ter comportamentos que prejudicam sua vida pra fugir desse medo, como por exemplo não ir no dia da avaliação como da situação que mencionei no começo e acabar perdendo uma promoção ou até mesmo o emprego.

E não é simplismente “ir”, a pessoa geralmente não consegue e pode ter até sintomas como falta de ar, coração acelerado e a sensação de estar infartando. Ela simplismente não consegue controlar.


Nesse caso, é um Transtorno de Ansiedade (e existem vários tipos). Mas existe também tratamento. O psicólogo ensina estratégias para que a pessoa possa fazer com que o nível de ansiedade fique mais baixo e assim voltar a ter uma vida mais confortável. Além disso, algumas situações a medicação ajuda aliviar os sintomas no começo, para que a pessoa tenha tempo de aprender essas estratégias. Desde que faça o acompanhamento certinho, a melhora é um caminho mais que possível.


A vida vale à pena ser vivida de uma forma mais leve.


Um abraço,

Joice Gonçalves

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como criar um hábito?

Você decidiu que vai ser mais saudável e com isso começou a fazer exercício ou se alimentar melhor. Se propôs a ir na academia 3x na...

Commentaires


bottom of page