top of page
Foto do escritorJoice Gonçalves

Como criar um hábito?

Você decidiu que vai ser mais saudável e com isso começou a fazer exercício ou se alimentar melhor. Se propôs a ir na academia 3x na semana.

Mas, com o tempo desistiu e quando percebeu já fazia dias que não cumpria esse propósito. Como mudar isso?


Quando começamos uma nova atividade na nossa vida, estamos motivados, gostamos de fazer. Entramos na academia e já compramos tênis, roupa, separa o que vai usar. Mas, com o passar do tempo, vamos desanimando, acontecendo coisas que vão tirando a gente do foco.

Ai você insiste, coloca a atividade como parte da sua rotina. Pra evitar de faltar, você já deixa a roupa pronta. Vez ou outra você ainda não vai. Mas tenta de novo, e de novo. Acorda com preguiça, mas como a roupa já está ali, vai assim mesmo.

E aos poucos, essa atividade começa a fazer parte da sua rotina, você fica cada vez com menos preguiça e - pronto, virou um hábito.

Tudo aquilo que fazemos com frequência na nossa vida chamamos de hábito. Qualquer comportamento nosso que colocamos na rotina e você passa a fazer de forma automática, meio sem pensar sabe? E quanto mais forte o hábito, menos esforço para fazê-lo.

É por exigir menos esforço que muita gente fala por ai do tal “popder” que o hábito tem na nossa vida. É porque você passa a fazer meio sem pensar, você só faz. E se este for um bom hábito, adivinha o resultado final? Bom, não é?

Mas você também já deve ter ouvido dizer sobre “x dias para criar um hábito”. Mas isso precisa ser melhor explicado.

A base para formar um hábito ocorre em 3 etapas: gatilho, rotina e recompensa.

Funciona assim: o gatilho é aquilo que faz seu cérebro entrar no automático, por exemplo a roupa que já está separada, pronta pra você ir. Seu cérebro olha e lembra de ir, e como já está pronto, vai. A segunda etapa é a rotina. Aqui entra essa história da frequência, de repetir por dias. Rotina não é a repetição que você faz todo dia? Pois é, só criamos hábito daquilo que repetimos e repetimos. E não existe um número mágico de dias não. Um hábito mais fácil, leva menos tempo. Um hábito mais difícil, leva mais tempo. E claro, para cada pessoa será diferente. E para fechar e formar o hábito seu ce´rebro precisa de recompensa. A recompensa é que faz com que seu cérebro memorize o hábito. A recompensa de emagrecer, por exemplo, deixa a gente mais disposta a ir na academia, não acha?


Aproveita que estamos falando de hábito e já coloca pra você acompanhar o conteúdo que trago por aqui, assim aprendemos juntos e tornamos isso um hábito bom!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você é bom de memória?

Entenda como funciona a memória no seu cérebro. Quando falamos de memória, falamos de um processo que envolve algumas etapas. Então,...

Comments


bottom of page