top of page
Foto do escritorJoice Gonçalves

Não presto atenção, será que tenho TDAH?

Não é incomum chegar pra mim dúvidas de pessoas que acreditam que tem algum transtorno porque ouviu dizer de um sintoma x ou y.

Se você é dessa turma, fica aqui que vou te explicar como saber exatamente se realmente é um transtorno ou não.

Imagine que você sente uma dor e procure um médico. Esse médico vai te examinar e pode até pedir alguns exames. Com o resultado dos exames e daquela conversa que tiveram na consulta ele chega em um diagnóstico - quando tem. E sabendo o que você tem ele vai tratar seu problema, certo?

Quando falamos de transtornos dentro da saúde mental também funciona assim. Mas não tem exames de imagem ou de sangue pra dar diagnóstico. E como a gente faz? Um tipo de exame que chamamos de Avaliação Psicológica (ou Neuropsicológica).

A Avaliação Psicológica tem objetivo de entender o que acontece com a pessoa que tem aqueles sintomas e com o resultado indicar um tratamento.

O psicólogo que faz a avaliação vai buscar em algumas sessões chegar em uma resposta, seja ela um diagnóstico ou não. E pra isso usamos sim da conversa, mas também de instrumentos como testes, escalas, observação. Assim, vai avaliar todo o funcionamento e não somente aquele sintoma que fez você pensar. Quer um exemplo?

Quando você diz que não consegue arrumar o quarto e bagunça todo lugar que passa, uma das coisas que nós psicólogos pensamos é que precisa avaliar a memória operacional. Não é só preguiça? Talvez sim, talvez não. E precisamos saber pra poder ajudar. Essa memória operacional é que faz nosso cérebro guardar a informação de curto prazo, ela ajuda nas tarefas do dia a dia, como cozinhar, ir no supermercado, estudar. Será que é bagunçado por que é preguiçoso ou por que não consegue guardar as informações e se perde no meio da tarefa deixando de lado?

Claro que aqui é só um exemplo, e seu psicólogo precisa explicar pra você o resultado do laudo, do resultado no final da avaliação, certo?

Porque a avaliação só tem sentido se você entender o que acontece para procurar a melhor intervenção.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como criar um hábito?

Você decidiu que vai ser mais saudável e com isso começou a fazer exercício ou se alimentar melhor. Se propôs a ir na academia 3x na...

Comentários


bottom of page