O impacto das telas no desenvolvimento infantil: o que diz a ciência:
- Joice Gonçalves
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Quando se trata do desenvolvimento infantil, é fundamental entender como as telas afetam a saúde mental e física das crianças. Estudos recentes publicados em revistas científicas renomadas, como a JAMA Pediatrics e a Lancet Child & Adolescent Health, revelaram uma relação preocupante entre o tempo de tela e o desempenho em testes de desenvolvimento.
Os Riscos do Uso Excessivo de Telas
Um estudo longitudinal publicado em 2016 na Pediatrics acompanhou crianças desde os 6 meses até 8 anos de idade e descobriu que o maior uso de telas na primeira infância estava relacionado a pior bem-estar mais tarde.
Outro estudo, publicado na JAMA Pediatrics em 2019 os autores analisaram 47 mil crianças e encontraram relaçao entre maior tempo de tela e pior desempenho em testes de desenvolvimento.
Em 2019, uma revisão sistemática publicada na Lancet Child & Adolescet encontrou associações entre maior tempo de uso de tela e pior saúde mental em crianças e adolescentes.
Uma Solução: Atividade Física
Mas não é tudo ruim! A boa notícia é que a atividade física pode ser um fator de proteção para a saúde mental das crianças. Uma revisão sistemática e meta-análise publicada em 2019 na Lancet Child & Adolescent Health encontrou evidências de que maior atividade física está associada à melhor saúde mental em crianças e adolescentes.
Dicas para Pais
Então, o que você pode fazer para ajudar seu filho a ter uma vida mais saudável e feliz?
Leve seu filho para praticar atividades e esportes.
Incentive seu filho a escolher uma modalidade, mas não desanime se ele não gostar de cara na primeira e quiser parar.
Mostre mais opções e seja exemplo.
Além de ser um fator de proteção da saúde mental, a atividade física melhora a saúde como um todo e ainda vai tirar seu filho das telas por um bom tempo.
Como mãe, sei que é difícil lidar com o uso excessivo de telas em crianças. Mas, com a ajuda da ciência e um pouco de criatividade, podemos encontrar soluções para promover a saúde mental e física das nossas crianças. Vamos trabalhar juntos para criar um futuro mais saudável e feliz para as nossas crianças!
JAMA Pediatrics (2019) Association Between Screen Time and Childrens Performance on a Developmental
Lancet Child & Adolescent Health (2019) Associations between screen time and lower psychological well-being among children and adolescent: evidence from a population-based study.
Lancet Child & Adolescent Health (2019) Physical activity and mental health in children and adolescents: An updated review of reviews and analysis of causality.
Pediatrics (2016) Early Childood Eletronic Media Use as a Predictor of Poorer Well-being: A Prospective Cohort Study.
Comments