Entenda como funciona a memória no seu cérebro.
Quando falamos de memória, falamos de um processo que envolve algumas etapas. Então, preste atenção para entender como tudo isso funciona ok?
Se você já assistiu o filme “Divertidamente” você deve ter notado um arquivo imenso cheio de “bolas” que representam as memórias. Mas, você percebeu como essas memórias chegam no cérebro?
O primeiro passo do processo de memorização é a aquisição da informação. Seu cérebro capta a informação por algum sentido (visão, olfato, tato) e para isso você precisa prestar atenção nessa informação.
No filme, essa etapa fica clara quando a “bola” chega dentro da cabeça da personagem. Lá é representado por uma imagem, mas pode ser qualquer informação. Esse moemnto é quando o cérebro vai codificar essa informação. Isso mesmo, colocar um código para processar e fazer com que o sistema nervoso entenda essa informação.
Só depois disso, passamos para a etapa de armazenamento, quando essa “bola” sai rolando até as prateleiras e fica lá guardadinha.
Depois de um tempo juntando poeira, vem o pessoal da faxina limpar a bagunça e abrir espaço para mais memórias novas. E como eles escoljhem qual memória fica e qual vai embora?
O nosso cérebro associa a importância dessa memória a partir da quantidade de vezes que associamos ela a algo que aprendemos. Por isso, quando queremos memorizar algo precisamos ter contato várias vezes, como ler o texto mais de uma vez, por exemplo.
E quando precisamos dessa memória, passamos para a etapa de evocação, que é a recuperação dessa memória.
E para ter uma memória mais forte?
Quanto mais contato com a informação, de fontes sensoriais diferentes, mais forte essa memória fica. Se você escuta e encherga uma informação é mais fácil de guardar que só ouvir, por exemplo.
Recuperar a memória ajuda a deixá-la mais forte. Por isso, tentar recordar de tempos em tempos é importante.
Você já sabia como esse processo funcionava?
Comments