top of page
Foto do escritorJoice Gonçalves

Você sabia que da pra treinar o cérebro e deixá-lo mais forte?

Entenda mais sobre a estimulação neuropsicológica.


Talvez você já tenha ouvido falar em estimulação, reabilitação ou habilitação. Essas são intervenções, e que apesar de nomes diferentes, tem algo em comum: melhorar funções cognitivas, comportamento e socioemocional de uma pessoa.

Ainda está confuso? Calma, eu te explico.


Essas três intervenções vão atuar em áreas do cérebro, estimulando algumas habilidades, como memória, atenção. E a diferença delas está basicamente na epistemologia da palavra, ou seja, no significado dela.


REabilitação vem para recuperar uma função que a pessoa perdeu. A pessoa já conseguia fazer certa coisa, mas algo aconteceu e ela perdeu essa capacidade. Isso acontece, por exemplo, com pessoas que sofreram AVE (Acidente Vascular encefálico).


No caso da HAbilitação, o objetivo é estimular o que a pessoa ainda não desenvolveu. A pessoa não perdeu a habilidade, na verdade ela ainda nem ganhou.


Já na EStimulação, a ideia é prevenir um prejuízo, a pessoa já tem uma função e ainda não perdeu, mas também não quer perder. E quanto mais treinamos uma função, mais forte ela fica, estimular faz com que a gente previna alguma perda.


Mas vamos de exemplos?

Vamos tomar como exemplo a fala. Uma criança que ainda não fala o processo se chamaria habilitação, ou seja, vamos habilitar essa função da fala. Já um adulto que falava, mas sofreu um AVE e perdeu essa habilidade, precisaria reabilitar essa fala. E uma pessoa que já fala e não perdeu, está tudo bem, ainda assim pode treinar para não perder essa habilidade - e até melhorar ela. A estimulação da fala em crianças, por exemplo, ajuda inclusive a reduzir problemas na alfabetização.


E, na prática, qual a diferença?

Na prática, para o profissional, praticamente nenhuma. Um profissional bem treinado, capacitado, não vai se importar com o termo, mas em compreender você, no seu contexto e personalizar o atendimento. Os treinos, as técnicas são os mesmos nas três intervenções.

Então, não se preocupe com o termo técnico disso, mas em escolher um profisisonal que sabe fazer - e fazer bem esse trabalho.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como criar um hábito?

Você decidiu que vai ser mais saudável e com isso começou a fazer exercício ou se alimentar melhor. Se propôs a ir na academia 3x na...

Você é bom de memória?

Entenda como funciona a memória no seu cérebro. Quando falamos de memória, falamos de um processo que envolve algumas etapas. Então,...

Коментарі


bottom of page