Sobre Mim
Quem sou
Olá, meu nome é Joice, e eu acredito que viver é mais do que simplesmente existir seguindo um roteiro.
“Acredite e Faça!” sempre foi meu lema.
Nasci entre as montanhas de Minas Gerais, falo "uai", "trem" e "sô", adoro um pão de queijo e aquele cheiro do "cafézim" passado na hora. Não dispenso um brigadeiro de jeito nenhum, muito obrigada.
Filha de pais que, mesmo não conhecendo sobre teorias, na simplicidade que a vida lhes deu, ensinou sobre a importância do aprender, valores morais e éticos. E assim cresci com a liberdade que uma criança precisa para explorar o mundo a minha volta e fui encorajada muitas vezes quando me desafiava a fazer algo. Tive pais que por puro instinto usaram da gentileza e perceberam que esse era o melhor caminho. Hoje eu sei que acertaram nessa escolha da firmeza e da gentileza.
Eu cresci, entre folhas e rabiscos, canetas e cadernos, a brincadeira favorita era aprender e ensinar... Me tornei uma mulher forte, empoderada, mas a criança dentro de mim está a toda ainda explorando o mundo. Intrigada com a eterna batalha entre homens e mulheres, como as mulheres do passado conquistaram tudo que podemos hoje, e como contribuir aos caminhos que ainda precisam se abrir...
Não é à toa que eu atuo promovendo fortalecimento de mulheres, mas não deixo de lado a infância e maternidade levando a criança um melhor desenvolvimento e fortalecendo as relações materno-infantil e familiares.
Eu não sei ao certo quando a psicologia entrou em minha vida ou quando esse amor por ela começou, só que sempre me interessei por pessoas, o ser humano e seu potencial, o que nos move, nos trona diferentes, o grande mistério da mente e do cérebro sempre me fascinaram. E minha escolha profissional foi certeira, seria intuição? Não sei. Mas faz parte da minha missão com certeza.
Minha história na psicologia
E na faculdade todo mundo já sabia que criança era minha “praia”. Sempre fui apaixonada por crianças, sou daquelas pessoas que a criança pula no colo e não quer mais sair. Por isso não foi surpresa alguma eu me aprofundar no universo infantil.
Fui trilhando meu caminho por diversas áreas e experimentando novas experiências. Segui caminhos que achei que estavam longe da psicologia, mas me enganei, pois onde existem pessoas ali também posso ajudar com meus conhecimentos.
Sabe aquele amor por estudar desde criança? Ainda continua, então me aprofundei a entender as emoções e como elas podem ajudar a manter o equilíbrio na vida. Quando nas batalhas da vida me fortaleci, desejei levar à outras mulheres. Ao longo do caminho me deparei com crianças com dificuldades e via nelas mais que um diagnóstico, eu vi muito potencial pra crescimento. Também encontrei mulheres cansadas da vida, desanimadas com a maternidade, frustradas com a carreira e também fui em direção a mostrar um novo caminho. Afinal, famílias podem ser transformadas.
Assim, em meio a tantas possibilidades, encontrei meu lugar no mundo. Claro que já vivi meus desequilíbrios, nenhuma vida é perfeita. Mas encontrei meu caminho, nasceu uma mulher, uma esposa, uma empresária (e quem sabe logo uma mãe)... sigo a minha jornada feliz, e você?
Formação
Bacharel em Psicologia (2015) pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS).
Especialista em Avaliação Psicológica (2018) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas).
-
Formação em ABA e Estratégias Naturalistas
-
Formação em AT (Atendente Terapeutica) em ABA
-
Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental
-
Formação em Psicopatologia
-
Formação em Psicologia Baseada em Evidências
-
Estudos em Desenvolvimento Infantil
-
Orientadora/Educadora Parental - Disciplina Positiva
-
Auriculoterapeuta
-
Facilitadora do Programa Cultivando o Equilíbrio nas Quatro Estações
-
Facilitadora do Método Sossega para manejo de ansiedade
Como Trabalho
"Não é sobre consertar ou curar, mas sobre ser você mesmo e aproveitar as pequenas alegrias da vida!"
Tenho baseado meu trabalho na ética, no não julgamento, na comunicação não violenta e principalmente nas evidências que a ciência nos traz. Em vista disso e utilizando-se da Psicologia Baseada em Evidências (PBE) utilizo as abordagens como ferramentas que vão nos levar aos melhores resultados, ou seja levando você a viver de forma mais equilibrada.
Eu acredito que a educação é a melhor forma de construir um futuro. Um futuro que já começou, basta você querer fazer parte. Além disso, quando recebo uma pessoa, busco vê-la por completo, para além de suas dificuldades e diagnósticos.
Meu sonho é que um dia as mulheres conquistem seu espaço, sejam elas mães ou não, que possam aproveitar os momentos de alegria e que as crianças possam ser somente crianças, sem rótulos e construindo um mundo melhor.